logo
29/03/24 - Post-Install do Debian

29/03/2024

Nossa, faz um tempinho né? Já foi mais de um mês.

Desde que as aulas começaram eu tenho sentido cada vez menos vontade de fazer as coisas e acabei deixando o site de lado, infelizmente.
Mas meio que ainda me sinto na obrigação de postar coisas aqui as vezes, então amanhã (ou hoje mais tarde) pretendo escrever um post melhor sobre minha vida coisa e tal.

Mas é o seguinte:
Fiz muito distrohopping nesses últimos tempos. Usei Slackware e um monte de coisa, até chegar em duas distros: Fedora e Debian.

Fedora eu tenho utilizado na minha máquina principal e não tenho nenhuma dificuldade pra configurar, mas o Debian é meio complicado. Tenho mexido em um notebook que simplesmente não rodava distros direito e a única que rodou bem foi o Debian Testing, então tô usando ele.

Só que assim, o Debian não tem um post-install que sirva, e pode ser meio confuso pra fazer as configurações, então aí vai:

O Meu Post-Install do Debian

1. Ativar o sudo

Primeiro de tudo, ativar as permissões para o usuário.
Por ser uma distro mais "manual", o Debian não dá as permissões de super-user para o usuário criado na hora da instalação. Pra fazer isso, execute:

$ su

# usermod -aG sudo username

2. Ativar o suporte para 32-bits

Isso aí eu já acho básico, toda distro deveria vir com isso ativado. Pra ativar, só executar:

$ sudo dpkg --add-architecture i386

3. Instalar fontes da Microsoft

Outra coisa que eu acho básica, mas também simples de reparar:

$ sudo apt install ttf-mscorefonts-installer

E é basicamente isso. Instalar drivers da NVidia também acaba sendo uma tarefa bem fácil e não tive nenhum problema.

É isso! Mais tarde faço um post certinho explicando tudo que aconteceu, boa noite!