logo
29/01/24 - Linux - Flatpak me parece mais viável nesse caso!

29/01/2024

Como o bom usuário de linux que eu sou, sempre prefiro os repositórios oficiais do que utilizar coisas como AppImages ou Flatpaks pros meus programas. Snap mesmo eu passo longe.
Porém, recentemente tenho tido uma experiência melhor com Flatpaks e AppImages em um único propósito:
Compatilidade com o Windows.

Fui tentar rodar jogos da Valve via a Steam instalada pelos repositórios do OpenSUSE, mesmo já tendo sido avisado pelo meu brother Gorunic que não ia funcionar. Mas po, vai que, né?
E é, ele tava certo, não funcionou mesmo. Que decepção.
Mas enfim, foi um aprendizado.

Depois disso, instalei a steam via Flatpak e não tive problemas em iniciar nenhum jogo da Valve, inclusive GMod tava com um desempenho muito bom!
Nada além das travadas comuns do GMod pra spawnar algum bicho ou algo do tipo.

Eu tive alguns problemas pra fazer a Steam via Flatpak reconhecer o meu HD Externo, mas é facinho de resolver, se liga:

$ flatpak override --user --filesystem=/caminho/DoHD com.valvesoftware.Steam

Eu também uso o Heroic Games Launcher via AppImage pra rodar jogos da Epic Games e pretendo usar o Bottles pra instalar o FL Studio logo logo.

Eu não sei se é coisa da minha cabeça, mas o sistema parece estar consumindo muito armazenamento as vezes e fico meio preocupado com isso, mas do jeito que eu sou paranóico, nem deve ser nada.

Bom, mudando de assunto, a logo do site (finalmente) tá pronta!
Essa versão foi feita pelo XtremeBlueTronic e cara, combinou perfeitamente! Valeu demais XboxTutoriais pela logo e xenoverbico pelas dicas de como usar o Flatpak corretamente.

Logo mais a minha placa de vídeo chega, uma RX 580, aí eu vou poder fazer uns benchmarks legais de desempenho e ver como uma GPU dedicada se comporta em linux.

É isso! Boa noite!